segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Como agir para melhorar a gestão da Sua OSC?


Veja a resposta essa questão não nos parece tão difícil de ser respondida. Tal qual como uma empresa a OSC (ONG) tem que ter uma administração profissional, e seus dirigentes terão que ter a visão e ações de empreendedores social.

Ouça, se essa mudança (a administração profissional), não ocorrer à Causa defendida pela OSC está fadada ao Insucesso, e o sonho de trabalhar em defesa de uma Causa poderá se tornar um grande pesadelo. Os dirigentes têm que se profissionalizar para obter resultados tanto para os atendidos, quanto para a própria OSC.

Sinta que a hora da mudança é Agora, e as ferramentas de gestão precisam ser utilizadas, só assim os objetivos da sua OSC serão alcançados, e o público alvo atingido.

Observo que o grande tormento das OSCs é a Captação de Recursos, e a grande maioria busca apoio de empresas e empresários levando seus projetos debaixo do braço, mas se esquecem de que o empresário é um administrador e desejará saber como anda a gestão da OSC, como ela é administrada.

Fica o alerta que, caso o investidor entenda que a OSC, “não anda bem”, não está sendo bem administrada certamente esse investidor social não será seu parceiro, e deixará de contribuir não por não apoiar a causa, mas por entender que o seu dinheiro não será bem aplicado.

Parece redundante, porém todo investidor sempre aguarda o retorno de seu investimento. O “investidor social” não é diferente, ele só irá atrelar o seu nome ou da sua empresa a uma OSC que tenha um bom projeto, que tenha Visão, Metas, Objetivos, e principalmente uma excelente Gestão administrativa.

Mantenha o foco, procure pessoas capacitadas para fazer parte de sua equipe, busque orientação profissional, prepare-se, aí então o investidor certamente apoiará sua Causa.
Acredite o investidor da causa social adora ajudar, mas também só o faz na certeza de que está empregando bem o seu dinheiro, pois sabe que só assim terá o retorno esperado, qual seja, a transformação social.

Sucesso a todos.

Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO- Universidade de Sorocaba. Advogado Militante a 28 anos Especializado em Direito do Terceiro Setor.
Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP.

Mentoria Para as Organizações do Terceiro Setor-Cursos e Palestras



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...