sexta-feira, 12 de julho de 2019

Sua ONG (OSC) Age Com Transparência ?


Quando algo é transparente, é possível ver através dela. É assim que as ONGs devem ser. As partes interessadas devem ser capazes de examinar sua organização e entender como os programas funcionam, como os recursos são usados e como as decisões são tomadas.
A ONG é transparente quando fornece informações oportunas e precisas sobre suas atividades, finanças, políticas, decisões e seus procedimentos. Ao agir com transparência, você cria oportunidades para saber como melhorar seu trabalho.

Quando as pessoas têm informações sobre o que você está fazendo e como faz, elas podem oferecer ideias de melhorias. Legitimidade, transparência e responsabilidade andam de mãos dadas.

Se a ONG não prestar contas às suas partes interessadas, ela não será vista como legítima.

Se a ONG não for transparente, ela não pode prestar contas e nem exigir o mesmo de outras pessoas. Além disso, ser responsável e transparente ajuda você a construir confiança na comunidade. Ganhar a confiança da comunidade é fundamental para cumprir sua missão.

Quando os membros da comunidade não confiam em uma ONG, é menor a probabilidade de participarem de seus programas e procurarem seus serviços.

Quanto mais responsável e transparente você é, mais confiança você ganha. E quanto mais confiança você ganha, mais capaz você é de atender à sua comunidade.

 Depende de você, como líder de ONG, seguir esses princípios, que são o segredo para seu sucesso.
Quando uma ONG aparece nas manchetes de corrupção e má administração, ela faz todas as ONGs serem mal vistas e todo o setor perde legitimidade aos olhos da sociedade. Por outro lado, quando as ONGs seguem esses princípios, na teoria e na prática, elas transmitem confiança com relação ao trabalho de todas as ONGs.

Fonte: Guia das ONGs - Página 5

Se Você gostou divulgue para seus Amigos, e se tiver sugestão de assuntos que gostaria de ver aqui abordado, nos envie será um prazer atende-lo.


Dr. José Carlos Soares, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu- e Pós-Graduado em Aspectos Sócio Econômicos da América Latina e o Mercosul pela UNISO- Universidade de Sorocaba. Advogado Militante a 28 anos Especializado em Direito do Terceiro Setor.



Ocupou o Cargo de Vice-Presidente da Comissão do Terceiro Setor da 24ª Subsecção da OAB de Sorocaba/SP.

Mentoria Para as Organizações do Terceiro Setor.


Contato- (15) 99633-0701 (WhatsApp) 
e-mail- terceirosetorlegal@gmail.com                 @terceirosetorlegal



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...