quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O QUE É AVALIAÇÃO?



Há muitas maneiras de definir a palavra avaliação. Como mostraram Guba e Lincolni, o conceito passou por várias transformações ao longo do Século XX; de sinônimo de medir, o conceito tornou-se também descrever, julgar e negociar pontos de vista, num movimento que respeitou a evolução política e epistêmica dos últimos 100 anos.
Vejamos como três importantes autores definem avaliação, a fim de propor uma definição-síntese. Para Sanders et alii, avaliar implica a “identificação, esclarecimento e aplicação de critérios defensáveis para determinar o valor, qualidade, utilidade, eficácia ou importância de um objeto avaliado em relação a estes critérios”.
Na perspectiva do Ministério do Desenvolvimento Social, avaliar implica o “levantamento consistente, sistemático e replicável de dados, informações e conhecimentos para aprimoramento da intervenção programática, versando sobre características essenciais do contexto de atuação, os públicos-alvo, o desenho, os arranjos de implementação, os custos de operação, os resultados de curto prazo, os impactos sociais e de mais longo prazo de um programa (...) com o objetivo de produzir evidências, compilar dados e sistematizar estudos que contribuam para o aperfeiçoamento dos programas e projetos sociais e a consecução de seus objetivos”.
Para Contandriopoulos e colaboradoresiv, avaliar “consiste em fazer um julgamento de valor sobre uma intervenção que permita fornecer informações cientificamente válidas e socialmente legítimas sobre a mesma ou sobre qualquer um de seus componentes, de maneira que os diferentes atores envolvidos, que podem ter campos de julgamento diferentes, estejam prontos a tomar posição sobre a intervenção e a construir um julgamento que possa se traduzir em ações”
Como se vê, diferentes autores em diferentes contextos definirão avaliação a sua maneira, o que permite tratar o conceito de avaliação como uma gramática em construção permanente, objeto em constante revisão e disputa. Neste material, definimos avaliação como a investigação de uma ação, com base em um exercício metodológico rigoroso, capaz de produzir julgamento de mérito (efeitos) e de relevância (utilidade, aderência, viabilidade, eficiência, qualidade) desta ação com base em critérios consistentes e válidos para os stakeholders.
A prática avaliativa requer atividades de compreensão, medida, comparação e julgamento, de forma a assegurar o olhar mais criterioso e justo possível para um determinado objeto. Fica claro também que avaliação, aprendizagem e eficácia institucional são conceitos que caminham juntos.
EXERCÍCIO
O que é avaliação?
Cada iniciativa/empreendimento social pode construir seu próprio conceito de avaliação, bem como suas práticas avaliativas.
Você já pensou sobre o que é avaliação no seu negócio ou organização?
Que tal fazer um Brainstorming com sua equipe?
Fonte: Avaliação para negócios de impacto social-guia prático. pág. 9



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...