quinta-feira, 27 de junho de 2019

Processos Avaliativos


“Foi Scriven quem estabeleceu que a avaliação vai muito mais além do que pesquisar alguns indicadores quantitativos e reportar os resultados encontrados. Ele foi o primeiro a afirmar que qualquer boa avaliação deve chegar a seu final com conclusões específicas sobre a qualidade, importância e o valor do que quer que esteja sendo avaliado. Para isso é preciso começar fazendo perguntas “realmente avaliativas”, ao invés de “apenas descritivas”, e apresentar respostas diretas e claras a estas perguntas importantes”, observa Thomaz Chianca, consultor internacional em avaliação de programas, gerente da COMEA Avaliações Relevantes.

Diferenças entre Avaliação Formativa e Avaliação Normativa
Avaliação formativa (avaliação de processos e habilidades) e avaliação normativa (de resultados e competências)
A distinção entre avaliação formativa e somativa foi bem resumida por Bob Stake: ‘Quando o cozinheiro prova a sopa, é avaliação formativa; quando os convidados provam, é somativa’”.
(Recorte do artigo -Grupo de Avaliação do GIFE lança versão em português de obra renomada sobre processos avaliativos) 


Nossa Visão

Os processos avaliativos devem se tornar rotineiros nas Organização, pois somente quando avaliamos os diversos aspectos como: a governança (“sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre Conselho, equipe executiva e demais órgãos de controle”- definição que nos foi apresentada pelo Guia das Melhores Práticas de Governança para Institutos e Fundações Empresariais (2014), a execução dos nossos projetos e seus resultados, o atendimento aos beneficiados e outros tantos aspectos relevantes da atuação da Organização, é que poderemos aperfeiçoar a nossa performance, gerando excelentes resultados.


E a sua Organização executa algum processo avaliativo?

Compartilhe conosco a sua experiência certamente ela servirá de orientação para as outras Organizações.

Sucesso.



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...