quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cultura de Filantropia: porque sua organização precisa de uma, e 6 maneiras de alcançá-la- Part I




“Quando eu encontro uma organização sem cultura de filantropia, inevitavelmente encontro um traço comum entre elas: vergonha de captar recursos”. Essa afirmação é da captadora e blogueira americana Claire Axelrad, e marca o início de um artigo sobre a importância da filantropia para as organizações da sociedade civil e para sua própria captação de recursos. Confira:
No artigo, Claire lembra que muitas organizações que têm vergonha de captar recursos contratam profissionais de desenvolvimento e os colocam de canto, os orientando de forma que sigam adiante e captem por conta própria. Fazem isso porque pensam que a captação de recursos se trata apenas de dinheiro, e não de impacto.
Segundo ela, quem pensa dessa forma inevitavelmente dá mancadas na captação de recursos, perdendo dinheiro e desapontando os doadores, que não receberão a experiência completa e enriquecedora que merecem.
Para a autora do artigo é importante incorporar os doadores como parte da missão da organização, perguntando não o que eles podem fazer pela instituição, mas o que ela pode fazer pelos seus doadores.

Outra afirmação importante é que todo mundo na organização é responsável pela filantropia, e todos contribuem para fazer com que ela se efetive, do contrário tornarão o processo de captação mais improvável. Porque, afirma ela, doadores não ligam para qual departamento o profissional trabalha, o que eles veem é uma organização.

Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...