terça-feira, 5 de novembro de 2019

Sua OSC (ONG) quer Captar Recursos, mas não sabe onde e nem como?


Conheça algumas Fontes de Recursos:


Quando se fala de fontes de recursos sempre pensamos em dinheiro, o ideal é ampliar e pensar em mobilizar de Recursos que envolve tanto dinheiro, como recursos humanos, recursos materiais.

Mas, como a fonte mais conhecida e buscada é a financeira, aponto algumas fontes de recursos que Você poderá busca-las desde já:

·         Associados- Aqueles que contribuem mensalmente com a sua Associação. Busque ampliar o número de associados e para tanto faça uma campanha de novos associados e para aqueles que já são associados busque aumentar o valor da doação.  
Estamos próximos a fim do ano época que as pessoas estão mais propensas a colaborar ajudando o próximo.
Divulgue sua Causa e a transformação que sua Organização tem proporcionado na defesa da causa e convide as pessoas a fazerem parte dessa transformação.
·         Mantenedores – Diferente dos associados, mantenedores são pessoas que contribuem mensalmente com a sua Associação, mas que não querem ter uma participação ativa na sua Organização, simpatizam com sua Causa e com seu trabalho e querem simplesmente colaborar

·         Doações- Tipos de Doações – É importante saber quais são legalmente os tipos de doações e para tanto faço os apontamentos abaixo:

Doações –  Código Civil Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.
Doação com encargos pode ser entendida como um ato de liberalidade acompanhada de incumbência atribuída ao donatário (aquele que é favorecido por uma doação), em favor do doador ou de terceiros, ou no interesse geral, conforme o artigo 553 do Código Civil. Compreende-se doação com encargo, portanto, a doação de uma terra, impondo-se ao donatário a obrigação de construir uma escola, outro exemplo seria o utilizado por Agostinho Alvim em sua obra que é
(...) dou-te tal casa, que não poderá ser usada deste ou daquele modo, não haverá aí, tecnicamente, limitação de poder, embora cerceie o uso da coisa: haverá sim a imposição de uma obrigação negativa ou positiva, que, como obrigação que é, caracteriza o encargo. (Grifos nossos)
Doação sem encargos- Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, que não impõe nenhum ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum.
·         Recebimento de bens móveis e imóveis- Quando for buscar ou mesmo for receber esse tipo de doação tenha o cuidado de saber como e em que situações tais doações serão repassadas a sua Organização.
Se for um imóvel as precauções devem ser ainda maiores, tem que saber qual é a situação legal do mesmo, se tem dividas se está registrado no Cartório de Registro de Imóveis, ou se o doador só tem um compromisso de venda e compra ou só a posse enfim, todo cuidado é pouco.
Se for bens móveis por exemplo um veículo também devemos saber se está registrado no nome do doador, se está em bom estado, se tem multas e por aí vai.
Importante- Cabe aqui lhe informar que doações geram encargos tributários e quem recebe a doação é quem paga o tributo.
·           Editais- Públicos (Adm. Publica) e Privados (Empresas, Fundações, etc).
Muitas Organizações querem buscar recursos via Editais, mas seus documentos nunca estão em dia assim perdem o prazo do edital e não conseguem utilizar essa fonte de Recurso.

Faça uma pasta com toda documentação (importante- documentação atualizada) da sua Organização, se você não sabe quais são os documentos que você deverá ter em mãos para participar dos Editais eu aconselho que pegue um edital e lei atentamente tudo o Edital e veja quais são os documentos exigidos assim você saberá quais os documentos você deve ter em mãos para se habilitar ao processo seletivo – Crie um Kit Edital isso facilitará a sua vida.

·           Telemarketing – feito por empresas mediante pagamento ou feito pela própria associação
Esse é um meio ainda muito utilizado pelas Organizações e muitas afirmam que traz bons resultados.

·              Leis de Incentivos Fiscais- Municipal, Estadual, Federal;
Para utilizar as leis de incentivo não há outro caminho senão buscar as informações no texto legal, o qual instituiu o incentivo.
A título de exemplo cito que tão somente as empresas que declaram o Imposto Renda pelo Lucro Real é que podem se beneficiar pela lei de incentivo fiscal repita tendo como base o IR. As demais empresas não.

·         Empresas- Pesquisar as empresas que apoiam a sua causa, comece por aquelas que estão no entorno de sua Organização certamente muitas delas já te conhecem o trabalho de sus Organização, mas sempre terão aquelas que não conhecem, essa é uma excelente oportunidade de ampliar o leque de apoiadores a sua causa.
Faça uma lista das empresas (comercio, indústria, supermercados etc.) e parta para ação, mas se planeje conheça a empresa saiba o que ela faz, quem tem o poder de decisão, o Planejamento é indispensável e vital senão você poderá “queimar” a imagem de sua Organização.
Caso não receba o apoio peça ao empresário indicação de quem ele conhece que possa apoiar a sua causa, no mínimo você estará ampliando seu Network.

·         Eventos-
Embora esse seja um velho conhecido, faça pelo menos um Grande Evento por Ano daqueles que toda a Cidade fica ansiosa esperando pelo seu acontecimento, e certamente esse evento lhe trará os retornos financeiros esperados.

·         Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo. - Utiliza as Plataformas especializadas nesse tipo de captação – Fica aqui a sugestão para que você e sua diretoria visite essas plataformas e conheça melhor como elas funcionam – te asseguro vale a pena.
Algumas das Vantagens:
Sua organização será conhecida por todos aqueles que acessam a plataforma O seu projeto será divulgado- Mesmo que não se arrecade o valor pretendido podem surgir novas parcerias pois agora seu projeto é conhecido por milhares de pessoas;

·   Geração própria de renda-  Venda de produtos (ex. mudas de plantas, camisetas, chaveiros etc.), mas para isso seu Estatuto deve prever que você terá essa atividade meio, e fica o alerta você deverá emitir nota fiscal, portanto busque informações junto ao seu contador, e ele lhe dará as informações corretas como proceder legalmente comercializando produtos repito como atividade meio para gerar recursos para sua Organização.

O Importante é Diversificar as fontes de recursos

Ideal – 25% Indivíduos
            30% Produtos e serviços
            35% Fontes diversas (Eventos, doações etc.)
            10% Captação com os governos (Federal, Estadual, Municipal)

Sucesso a todos.



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...