Governança é o sistema pelo qual as organizações são
dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre
Conselho, equipe executiva e demais órgãos de controle. As boas práticas de
governança convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando
interesses com a finalidade de preservar a reputação da organização e de
otimizar seu valor social, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo
para sua longevidade.
Os princípios básicos de Governança são:
TRANSPARÊNCIA
Mais do que a obrigação de informar, é o desejo de
disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam do seu
interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou
regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto
internamente quanto nas relações da organização com terceiros. Não deve
restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais
fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial.
EQUIDADE
Caracteriza-se pelo tratamento justo de todas as partes
interessadas (stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob
qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.
PRESTAÇÃO
DE CONTAS (ACCOUNTABILITY)
Os agentes de governança – associados, conselheiros,
executivos, conselheiros fiscais e auditores – devem prestar contas de sua
atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
RESPONSABILIDADE
Os agentes de governança devem zelar pela
sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade e incorporando
considerações de ordem social e ambiental na definição dos programas, projetos
e operações.
*Adaptado do Código das Melhores Práticas de Governança
Corporativa (IBGC, 4ª ed. - 2009).
Fonte: GUIA DAS MELHORES PRÁTICAS DE
GOVERNANÇA PARA INSTITUTOS E FUNDAÇÕES EMPRESARIAIS (pag. 18/19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário