sábado, 28 de março de 2020

Dados que todo mundo deveria saber sobre as ONGs e OSCs- Parte 2



Este artigo tem como base a recente pesquisa (Relatório de Pesquisa ONGs e OSCs), feita pela Ambev em conjunto com IBOPE.

Se torna importante informar que este é o segundo artigo sobre essa a mencionada pesquisa, se você não leu o artigo anterior recomendo que o faça.

Vamos a pesquisa.

A pesquisa mostra que 50% respondentes, revelam que colaboram de alguma forma com alguma ONG, fato a ser comemorado, pois demonstra que metade dos respondentes estão de alguma forma trabalhando para o crescimento das ONGs.

Sobre as Doações

Como já mencionado no artigo anterior a pesquisa revela que apenas 18% dos entrevistados declara fazer alguma doação em dinheiro.

Por outro lado, quando o tema é doação materiais, segundo modo de doação, apresentado pela pesquisa, o índice sobe para 38%.

Vejo como positivo para as ONGs, essa disposição dos entrevistados em fazer doações materiais, pois como sempre digo, devem os dirigentes das ONGs ampliarem sua visão sobre a captação de Recursos, já que na maioria das vezes ideia de Captação de Recursos se restringe a arrecadação de dinheiro, a visão de Mobilização de Recursos envolve não somente as doações em dinheiro mais doações materiais e a expertise de pessoas que podem ajudar e muito as ONG.

Voluntariado

O trabalho voluntário, é mencionado por apenas 18% dos pesquisados.

Esse índice nos alerta que temos um vasto campo a ser conquistado quando o assunto é Voluntariado, pois como dito, a mão de obra voluntaria é fundamental para toda e qualquer ONG.

A pesquisa ainda traz que apenas 14% dos respondentes compartilham seu conhecimento profissional ou técnico para auxiliar o trabalho das ONGs.

Olhando para esse índice, vejo outra grande oportunidade para as ONGs busquem pessoas que tragam seus conhecimentos profissionais ou técnicos para atuarem como “Consultores e/ou Mentores”, auxiliando os dirigentes das ONGs, com sua expertise.

Da Importância da Pesquisa

Ressalto a importância da pesquisa aqui mencionada, pois se não conhecemos os números fica difícil elaborar um plano de ação efetivo, pois muitas vezes gastamos tempo, energia e até mesmo dinheiro apostando em uma estratégia errada, ou num plano sem obter o retorno desejado.

O recorte da pesquisa aqui trazida nos aponta que as ONGs, tem um vasto campo a ser trabalhado tanto na Mobilização de Recursos, quanto, na busca por Voluntários e “Consultores e/ou Mentores”, os quais estes últimos, repita-se trarão suas competências ajudando os Dirigentes a cumprirem a sua Missão na defesa da Causa abraçada pela ONG.

Fica a Dica.

Sucesso a Todos.



Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...