quarta-feira, 25 de março de 2020

Dados que todo mundo deveria saber sobre as ONGs e OSCs


Primeiramente aponto que este artigo tem como base a recentíssima pesquisa, feita pela Ambev em conjunto com IBOPE.

Destaco que o motivo de trazer os dados da pesquisa é que certamente tais dados servirão para auxiliar os dirigentes e voluntários no direcionamento das ações de suas ONGs.
Então, vamos aos dados da pesquisa.

A Pesquisa indica que 96% dos brasileiros já ouviu falar no termo ONG. Por outro lado, Terceiro Setor e OSC, são termos desconhecidos para ao menos um terço das pessoas pesquisadas.

Cabe aqui esclarecer que, como, acima mencionado o termo ONG ainda é o mais conhecido pelas pessoas, porém a Lei 13019/14, conhecida como MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), e também conhecida como a Lei das Parcerias, foi quem nos trouxe a denominação, OSC- (Organização da Sociedade Civil).

Os números apresentados pela pesquisa:

·         Com 98% o termo Doação é o mais conhecido das pessoas pesquisadas.
·          60% diz saber bastante a respeito de doação. Entretanto, apenas 18% apoiam alguma organização com doação em dinheiro;
·         Com 45%, o segundo termo mais conhecido é o Voluntariado;
·         O termo ONG, aparece em terceiro lugar, muito embora 96% dos brasileiros já ouviu falar no termo ONG, mais tão somente 32% declara saber bastante sobre o assunto ONG.
·         Com relação ao termo OSC, somente 11% dos entrevistados sabe bastante a respeito, mesmo que 64% tenha afirmado que já ouviram falar o termo OSC;

Os números sobre área de atuação das ONGs:

As mais conhecidas- Meio ambiente com 80% e Educação com 78%.
As mais importantes- Educação com 26%, Direitos humanos 20%, Saúde com 15%, e o Meio Ambiente 14%.

Se você meu Amigo leitor chegou até aqui deixo especialmente para você minha análise dos dados da pesquisa e as dicas a serem utilizadas, claro caso o amigo assim desejar.

Doação- 60% diz saber bastante a respeito de doação, no entanto apenas 18% apoiam alguma organização com doação em dinheiro.
Recebo diariamente solicitações de orientações como agir para captar recursos, então aqui fica a orientação para que os dirigentes trabalhem com afinco no sentido de pedir doações, e os canais que abrangem um número gigantesco de pessoas são as Mídias Sociais, portanto use e abuse delas.

Voluntariado- Sendo o segundo termo mais conhecidos das pessoas o Voluntariado, este deve fazer parte da vida da sua ONG (OSC), pois os Voluntários são pessoas que irão somar conhecimento e trabalho a sua Causa. Entretanto fica o alerta celebre com o Voluntário o Termo de Voluntariado e o siga à risca para não gerar a possibilidade de ações trabalhista futuras.

As Causas- A pesquisa mostra que as causas voltadas ao meio ambiente, seguida pela Educação, são as mais conhecidas, dessa forma, se Você atua nessas causas aproveite a visibilidade que elas têm e amplie ainda mais a divulgação do trabalho ONG (OSC).
Agora se a sua causa não é muito conhecida busque como dito as mídias sociais, para divulga-la, demonstre a importância da sua causa, Afinal- 
“Quem não visto não é lembrado”.

Grau de Importância- Como indica a pesquisa a Educação foi considerada a causa mais importante, seguida dos Direito humanos, da Saúde, e do Meio Ambiente. Assim, se sua causa está entre elas certamente a “concorrência” (sim há concorrência entre as causas, por maior aporte de recursos, de apoio, de patrocínio), é grande então busque ter um diferencial para se destacar das demais.

E se sua causa não figura entre as citadas como mais importante crie projetos de relevância e mostre a mudança social proporcionada pela atuação da sua ONG (OSC) na defesa da Causa.]

Se torna importante informar que este será o primeiro artigo sobre essa mencionada pesquisa, e naturalmente os demais artigos abordarão outros dados relevantes.

Sucesso a todos, e até o próximo artigo.

Se você gostou deste artigo, Divulgue, Comente e principalmente compartilhe assim você estará ajudando a fortalecer as Causas Sociais.

Nenhum comentário:

Dirigente Não Cometa Esses Erros.

Dirigente não cometa esses erros. Quer mudar esse Jogo? Participe da nossa Aula de Captação de Recursos Dia 20/04 das 8:30 as 11:30 hs, abo...