quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Desvendando os Segredos da Captação de Recursos via Editais


Captação de recursos via editais

Uma importante fonte de recursos são os Editais os quais podem ser:

Públicos ou Privados

O Edital, além de ser mais democrático, demonstra a seriedade do investimento, já que a modalidade demanda um processo de seleção pública, igualitário e com regras bem definidas.

·         Assim, qualquer organização candidata ao investimento, desde que alinhada ao foco do edital, pode participar com a expectativa de que seu projeto ou iniciativa será avaliada por uma comissão de especialistas idôneos de acordo com critérios previamente anunciados.

·         Porém, captar recursos por meio de editais demanda bastante profissionalismo e dedicação.

Vamos direto para parte Prática

Abaixo, selecionamos meios para o sucesso na captação via edital:

·         Planeje a execução do seu projeto ANTES do preenchimento do edital;

·         Ouça sempre a equipe técnica da sua organização: construa a proposta junto com eles a fim de entender exatamente o que é viável para eles executarem, para que você não corra o risco de propor algo que sua equipe técnica não poderá cumprir.

·         Tenha os projetos organizados, independentemente se houver editais abertos. Isso possibilita a criação de um banco de projetos que poderão ser utilizados em editais pertinentes.

·         Somente se inscreva se a proposta do edital que estiver de acordo com a causa, atividade fim ou projeto da sua organização

·         Verifique se é necessário algum título ou qualificação (OSCIP, CEBAS, OS, registros em Conselhos- Idoso, Criança adolescente- Assistência social);

·         As obrigações fiscais, trabalhistas e estatutárias devem estar sempre em dia, além dos demais documentos solicitados no edital. Ou seja, é muito difícil uma Iniciativa Social não regularizada conseguir captar via edital. 

Verifique as datas de início e término do processo de seleção;

·         Confira se existem formulários próprios para a formatação do projeto;

·         Veja se o edital exige que documentos sejam anexados, tais como estatutos, atas, certidões etc.;

·         Observe se existe alguma comissão ou mecanismo para a resolução de casos omissos;

·         Certifique-se do valor máximo de investimento social constante do edital (veja os recursos disponíveis, os critérios e as formas de desembolso);

·         Se seu projeto for vencedor, durante a execução do mesmo, monitore sempre os indicadores escolhidos e preveja a avaliação do projeto.

·         Verifique o modelo exigido para o cronograma físico-financeiro de execução do projeto;

·         Observe as etapas e critérios de avaliação e seleção dos projetos, inclusive quanto à possibilidade de eventuais recursos;

·         Se, durante o projeto, sua organização perceber que vocês não conseguirão cumprir com as metas estipuladas no início do projeto, por exemplo, o número de alunos atendidos nas aulas de xadrez, você terá tempo para traçar ações para reverter o quadro.

·         Se seu projeto for vencedor, durante a execução do mesmo, monitore sempre os indicadores escolhidos e preveja a avaliação do projeto.

·         Muitos editais requerem contrapartidas financeiras da organização ou outros apoios também financeiros ao projeto. Ou seja, para provar que sua organização tem capacidade técnica para executar o projeto, o financiador pode, por exemplo, requerer que sua organização disponibilize o local onde o projeto acontecerá, os profissionais que executarão as atividades, entre outras contrapartidas, tenham ciência disso.

·     Verifique a maneira pela qual a implementação dos projetos será acompanhada pelo investidor social;

·         Conheça detalhadamente o procedimento para prestação de contas. 

A captação de recursos via Editais é uma oportunidade real para Você impactar positivamente o trabalho de sua ONG e fazer a diferença.

Conheça Agora a jornada de transformação

Marque alguém que precise desse conhecimento e compartilhe com sua rede. Juntos, vamos construir um mundo melhor!

 Você quer saber mais como Captar Recursos Via Edital?

Me envie um WhatsApp

15 99173-3661

#CaptaçãoDeRecursos #EditaisParaOscs #TransformaçãoSocial #ProjetosSociais #ImpactoPositivo #FaçaADiferença #consltaOnLine #AdvogadoJoseCarlosSoaresEspecializadoEmTerceiroSetor #FinanciamentoParaProjetosSociais #SucessoNosEditais


 

Nenhum comentário:

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores

Conselho Fiscal em OSCs: Segurança e Confiança para Doadores O Conselho Fiscal em uma OSCs é crucial especialmente aos olhos dos financia...