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Setor.
Mobilização de Recursos:
Quando
o assunto são fontes de recursos sempre nos vem à mente “dinheiro”, mas devemos
ampliar a nossa visão e falar em mobilização de Recursos que envolve:
- ·
Dinheiro;
- ·
Recursos
humanos,
- · Recursos materiais.
Contudo,
iniciarei abordando a fonte de recurso mais conhecida e mais buscada pelas
OSCs, qual seja, a fonte dos Recursos Financeiros.
Evidentemente
não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas aponto algumas fontes as quais
deverão os Dirigentes estarem atento, pois certamente a composição dessas fontes
ajudarão e muito no equilíbrio financeiro das OSCs.
Então
vamos a elas-
- · Associados- Aqueles que contribuem mensalmente com a OSC, embora parece obvio conheço entidades que tem um quadro mínimo de associados desperdiçando uma grande oportunidade de terem uma renda mensal;
- · Mantenedores – Aqueles que contribuem mensalmente com a Associação, constato que poucas OSCs buscam essa fonte de renda;
- · Doações-
Código Civil Art. 538. “Considera-se doação o contrato em que uma
pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o
de outra”.
Modalidades de Doações:
Modalidades de Doações:
Com encargos pode
ser entendida como um ato de liberalidade acompanhada de incumbência atribuída
ao donatário, em favor do doador ou de terceiros, ou no interesse geral,
conforme o artigo 553 do Código Civil. Compreende-se doação com encargo,
portanto, a doação de uma terra, impondo-se ao donatário a obrigação de
construir uma escola, outro exemplo seria o utilizado por Agostinho Alvim em
sua obra que é
(...) dou-te tal casa,
que não poderá ser usada deste ou daquele modo, não haverá aí, tecnicamente,
limitação de poder, embora cerceie o uso da coisa: haverá sim a imposição de uma obrigação negativa ou positiva, que, como
obrigação que é, caracteriza o encargo. (Grifos nossos)
Sem encargos- Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, sem nenhum
ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum.
- ·
Editais- Públicos (Adm.
Publica) Privados (Empresas, Fundações
privadas)
- ·
Telemarketing – feito por empresas
mediante pagamento ou feito pela própria associação-
E se sua equipe for
fazer o trabalho de telemarketing a de se ter os mesmos cuidados e pela mesma
razão.
- · Leis de Incentivos Fiscais- Municipal, Estadual, Federal, novamente destaco novamente a importância de a documentação estar em ordem.
- ·
Empresas- Pesquise as empresas
que apoiam a sua causa. Não basta saber que uma empresa apoia uma Causa,
precisa saber qual causa ela apoia.
- · Eventos- Embora os eventos sejam um dos meios mais comuns de Captação de Recursos Financeiros- Saia da “vala comum”, promova eventos memoráveis, diferentes os quais certamente ficarão na memória de seus participantes.
- ·
Crowdfunding (financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma
modalidade de Captação de Recursos onde diversas pessoas podem contribuir com
pequenas (ou grandes) quantias de dinheiro no seu projeto, via plataformas via
internet, a fim de dar visibilidade ao projeto e a sua OSC. É o conhecido
também como financiamento colaborativo.
- As plataformas são especializadas nesse tipo de Captação –
Vantagens:
1.
Sua organização será conhecida por todos aqueles
que acessam a plataforma;
2.
A Divulgação
do projeto da sua OSC- Mesmo que não se arrecade o valor pretendido podem
surgir parcerias pois agora conhecem seu projeto e sua OSC, e você não terá
doadores e sim co financiadores da sua causa;
Mas fica
a dica- Não pense que só fazendo um filme sobre o seu projeto da sua
OSC e colocando na plataforma por si irá arrecadar dinheiro. Faça um
planejamento de divulgação entre seus amigos e simpatizantes divulgue sua causa
antes mesmo de colocar a campanha na plataforma. Não busque arrecadar quantias vultuosas,
comece com projeto pontuais e de pequenos valores, isso irá ajudar a sua OSC a
concretizar os projetos e ser conhecida e reconhecida para o apoio a projetos
futuros de maior vulto financeiro
- · Geração própria de renda- Venda de produtos (ex. mudas de plantas, camisetas, chaveiros etc).
Mais tome cuidado que a comercialização de produtos incide impostos os quais
variam de Estado para Estado, antes de sair comercializando os produtos informe-se
com seu Contador ou vá ao Posto Fiscal Estadual para não cometer delito fiscal.
O Importante é – Diversificar as fontes de recursos
Ideal – 25% Indivíduos
30% Produtos
e serviços
35% Fontes
diversas (Eventos, doações etc)
10%
Captação com os governos (Federal, Estadual, Municipal)
Sucesso a todos.
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